Qual a diferença entre câmbios automáticos e automatizados.
Temos percebido cada vez mais a presença destes dois tipos de câmbios em nossa oficina. O principal apelo é oferecer mais conformo ao motorista eliminando o pedal de embreagem.
Ambas não tem embreagem e não existe a necessidade de “passar” as marchas, as diferenças basicamente terminam ai.
No cambio automático automatizado, que se apresenta com diferentes nomes em nosso mercado, temos todo o sistema de discos de embreagem, caixa de cambio com as engrenagens e a necessidade de manutenção periódica, uma vez que o os discos e rolamentos são elementos de desgaste natural e em algum momento será necessário troca-los.
O cambio automatizado é um cambio robotizado, uma vez que toda atuação mecânica de passagem é acontece normalmente, mas quem “pisa na embreagem e empurra a alavanca de cambio é um robô” controlado por sensores e computadores. apesar de não existir um pedal de embreagem, existe uma embreagem dentro da caixa e todas as engrenagens para cada marcha. É um sistema relativamente novo que tem atendido motoristas e se mostrado eficiente mesmo com um custo menor. É necessário acompanhar o nível do óleo próprio do sistema, não se trata do óleo do câmbio, usamos o óleo indicado para cada “robô”. Nunca substitua por qualquer outro tipo de óleo ou fluido, trata-se de um produto dedicado para este tipo de cambio. A mistura ou aplicação incorreta, vai trazer danos futuros ao cambio automatizado.
Já o cambio automático, tem seu valor um pouco mais elevado e trabalha com um conversor de torque e variações na pressão do óleo para trabalhar com diferentes velocidades. Este tipo de cambio não requer substituição de peças periódicas, é muito confiável se usado e mantido corretamente. O cambio automatico, assim como o automatizado, de acordo com o manual do proprietário, fazer a substituição do óleo de transmissão apropriado.
Qual é o melhor?
São diferentes, qual é o melhor? Manual ou automático? Algumas pessoas, algumas aplicações ou finalidades vão dizer um ou outro. Com os cambios automáticos trata-se da mesma coisa. São diferentes, sendo o automatizado mais em conta na hora da compra, uma opção mais confortável do que um cambio manual e mais em conta do que o automatico.
Motoristas sentem um espaço de tempo entre soltar o freio e retomar o acelerador, alguns reclamam que este pequeno espaço de tempo incomoda até que se acostume com o cambio. Mas nada que atrapalhe a condução normal. Usuários também tem receio sobre a manutenção e futuro, ambos sao confiáveis como informado, mas depende sempre na forma que são usados. A manutenção em caso de problemas tem custos semelhantes ao automático.
Vamos apresentar outras dicas sobre o assunto, informando como manter o seu veiculo sempre em ordem com o menor custo possível. Prevenir é muito mais barato que remediar…
Venha nos visitar, problemas ou apenas manutenção com honestidade e segurança de quem conhece sobre o assunto!
Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp
Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações
Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos