Segundo nossos especialistas para garantir a frenagem eficaz, é necessário que os componentes dianteiros e traseiros estejam em ordem. Caso contrário, existe o risco do carro não parar de forma eficiente numa emergência.
A manutenção dos freios em veículos é de extrema importância, é um dos itens mais importantes da segurança. Realizar a manutenção do sistema de freios é uma NECESSIDADE, salva vidas.
Oficina de freios na Zona Norte, Santana.
Temos grande experiência na manutenção preventiva ou corretiva de freio automotivo. Serviço de freio para nacionais e importados.
Tipos de freio automotivo
Existem vários tipos de freios automotivos utilizados em veículos hoje em dia. Alguns dos principais tipos incluem:
Freio a disco:
Esses freios usam um sistema de pinças e pastilhas para apertar os discos de freio, que estão montados nas rodas do veículo. Quando você pisa no pedal de freio, a pressão hidráulica nas pinças faz com que as pastilhas pressionem os discos, gerando atrito e desacelerando o veículo.
- Cuidados: Verificar regularmente o nível do fluido de freio, inspecionar as pastilhas e discos quanto ao desgaste e sinais de danos.
- Manutenção obrigatória: Substituição das pastilhas de freio conforme desgaste e manutenção dos discos de acordo com as especificações do fabricante.
- Vida útil: A vida útil das pastilhas de freio pode variar dependendo do estilo de condução e das condições de uso, mas geralmente duram de 30.000 a 70.000 quilômetros. Os discos de freio costumam durar mais, podendo chegar a mais de 100.000 quilômetros.
Freio a tambor:
Este tipo de freio usa tambores montados nas rodas que giram com elas. As pastilhas de freio são acionadas pelo sistema hidráulico e são empurradas contra o tambor para criar atrito e desacelerar o veículo.
- Cuidados: Verificar o nível do fluido de freio, inspecionar os tambores e as lonas de freio para desgaste e danos.
- Manutenção obrigatória: Substituição das lonas de freio quando atingirem o limite mínimo de espessura e manutenção dos tambores conforme as especificações do fabricante.
- Vida útil: A vida útil das lonas de freio varia, mas geralmente podem durar de 30.000 a 50.000 quilômetros, enquanto os tambores podem durar mais de 100.000 quilômetros, dependendo das condições de uso.
Freio ABS (Sistema Antitravamento):
O sistema ABS evita que as rodas travem durante frenagens intensas, permitindo que o motorista mantenha o controle direcional do veículo. Ele faz isso monitorando a rotação de cada roda e liberando a pressão hidráulica de forma rápida e controlada se uma roda estiver prestes a travar.
- Cuidados: Não requer manutenção específica, mas é importante garantir que o sistema esteja funcionando adequadamente por meio de revisões regulares.
- Manutenção obrigatória: Verificações periódicas para garantir o bom funcionamento do sistema ABS.
- Vida útil: A vida útil do sistema ABS é geralmente igual à vida útil do veículo, mas pode precisar de reparos ou substituições em caso de falhas.
Freio de estacionamento:
Também conhecido como freio de mão, esse freio é usado para manter o veículo parado quando estacionado. Pode ser mecânico (acionado por cabo) ou eletrônico.
- Cuidados: Verificar regularmente a tensão do cabo (se for um freio de mão mecânico) e garantir que o sistema esteja funcionando corretamente.
- Manutenção obrigatória: Ajuste do cabo (caso seja necessário) e reparos em caso de falhas no sistema.
- Vida útil: O freio de estacionamento pode durar toda a vida útil do veículo, mas os cabos podem exigir substituição ao longo do tempo, especialmente se estiverem desgastados ou danificados.
Freio regenerativos:
Comuns em veículos elétricos e híbridos, os freios regenerativos aproveitam a energia cinética gerada durante a frenagem para recarregar as baterias do veículo, ajudando a melhorar a eficiência do consumo de energia.
- Cuidados: Não requerem cuidados especiais além das práticas gerais de manutenção do veículo.
- Manutenção obrigatória: A manutenção dos freios regenerativos geralmente é incluída nas revisões regulares do veículo.
- Vida útil: A vida útil dos freios regenerativos acompanha a do veículo e pode variar dependendo do modelo e do uso.
Freio Eletrônico:
Com a evolução da tecnologia automotiva, surgiram os freios eletrônicos, conhecidos como freios eletrônicos de estacionamento ou freios de estacionamento eletrônicos. Eles trouxeram uma mudança significativa em relação ao tradicional freio de estacionamento acionado por alavanca ou pedal.
- Cuidados: Não requer manutenção específica, mas é importante garantir que o sistema esteja funcionando adequadamente por meio de revisões regulares.
- Manutenção obrigatória: Verificações periódicas para garantir o bom funcionamento do sistema de freios.
- Vida útil: A vida útil do sistema de freio eletrônico é geralmente igual à vida útil do veículo, mas pode precisar de reparos ou substituições em caso de falhas em acionadores.
Oficina de Freio | Oficina de Freio |
---|---|
Oficina de freio para Lexus | Oficina de freio para Toyota |
Oficina de freio para Rolls-Royce | Oficina de freio para Volkswagen |
Oficina de freio para Jaguar | Oficina de freio para Ford |
Oficina de freio para Porsche | Oficina de freio para Honda |
Oficina de freio para Maserati | Oficina de freio para Chevrolet |
Oficina de freio para Nissan | Oficina de freio para Mitsubishi |
Oficina de freio para Bentley | Oficina de freio para Hyundai |
Oficina de freio para Mercedes-Benz | Oficina de freio para Audi |
Oficina de freio para Aston Martin | Oficina de freio para BMW |
Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp
Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações
Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos